Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Você sabia?
São José de Ribamar, 24 de abril de 2018
Imprimir Email

Administração Pública

Dia "D": Prefeitura intensifica ações do "Saúde na Escola"

por ASCOM/SJR

12/04/2018 09:27

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizadou na manhã desta quinta-feira (12), na Escola Liceu ribamarense I, o Dia “D” do Programa Saúde na Escola (PSE). Além da escola escolhida para a solenidade, outras 106 escolas no município receberam as ações do programa com diversas atividades, promovendo assim a saúde preventiva dos alunos.

O coordenador estadual do PSE, Jamerson Ferreira Leite, lembrou que as ações desenvolvidas no dia “D” de Saúde na Escola, são realizadas de acordo com o que é preconizado pelos ministérios da Saúde e da Educação.

“O PSE tem ações que são preconizadas pelos ministérios da Saúde e da Educação, onde as equipes municipais de saúde, que são os enfermeiros, dentistas, Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), desenvolvem ações para esses alunos. Aqui em São José de Ribamar, a Secretaria de Saúde está dando um maior suporte para que as ações sejam efetivadas com melhores resultados, e nós estamos aqui para realizar esse planejamento, alem de melhorarmos a qualidade de vida desses alunos e da comunidade”, disse o coordenador.

Já o prefeito Luis Fernando destacou que o município dará todo o aparato possível para o programa atingir o seu total objetivo, que é beneficiar todos os alunos da rede municipal. ”Essa atividade visa à integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria na saúde e na qualidade de vida dessas crianças. Ela está sendo desenvolvida com a colaboração de uma equipe formada por enfermeiras, agentes de saúde, além das coordenações de saúde. Como foi dito pelo coordenador estadual, aqui em Ribamar o PSE está recebendo um total apoio e suporte da nossa gestão, assim estamos beneficiando as famílias de nossa cidade”, pontuou.

De acordo com o secretário de Saúde, Tiago Fernandes, durante as atividades do programa, milhares de alunos passaram por avaliação nutricional e bucal, verificação do calendário vacinal; alem de outras atividades. “Ações como esta são de extrema importância para estas crianças, pois o PSE trata a prevenção de agravos no ambiente escolar”, afirmou.

 O Programa de Saúde Escolar (PSE), é um Projeto do Governo Federal e interdisciplinar, que tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A solenidade no Liceu Ribamarense I, contou com a presença do vereador Cristiano Pinheiro, secretários municipais e alunos.

Ações do PSE

- Combate ao mosquito Aedes aegypti.
- Promoção de segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável.
- Programação e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor.
- Verificação da situação das vacinas.
- Campanha nacional de verminoses e hanseníase.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página